Os bolinhos de chuva são um tipo de doce muito popular em vários países, incluindo Portugal, Brasil, Angola e Moçambique. Eles são chamados assim porque são muito leves e fofos, como se tivessem sido “caindo do céu” como uma chuva de bolinhos.
A história dos bolinhos de chuva é incerta, mas acredita-se que eles tenham surgido na Europa medieval. Na época, os doces eram feitos principalmente com farinha, açúcar e ovos, e eram cozidos em óleo quente ou gordura.
Os bolinhos de chuva eram populares entre as classes mais pobres, pois eram uma forma barata de se obter um doce saboroso.
Com o tempo, os bolinhos de chuva foram se espalhando por toda a Europa e passaram a ser um doce popular em muitos países.
Em alguns lugares, eles são cozidos em água quente ao invés de óleo, o que os torna ainda mais leves e fofos. Hoje em dia, os bolinhos de chuva são um doce muito apreciado em várias partes do mundo, e podem ser encontrados em muitas padarias e feiras.
Eles são geralmente cobertos com açúcar de confeiteiro ou polvilhados com açúcar cristal, e são deliciosos, quentes ou frios.
Para fazer bolinhos de chuva, você vai precisar de:
1 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de açúcar
3 ovos
1 colher de sopa de manteiga ou margarina derretida
1 colher de chá de essência de baunilha
1 pitada de sal
Óleo ou gordura para fritar
Para cobertura:
Açúcar de confeiteiro ou açúcar cristal
Para fazer os bolinhos de chuva, basta misturar todos os ingredientes em uma tigela até formar uma massa homogênea. Depois, aqueça uma panela com óleo ou gordura e, quando estiver quente, coloque a massa de bolinhos de chuva gradualmente, com a ajuda de uma colher ou um saco de confeitar. Deixe cozinhar até que os bolinhos estejam dourados, depois retire-os com uma escumadeira e deixe escorrer o excesso de óleo. Depois, basta polvilhar os bolinhos com açúcar de confeiteiro ou açúcar cristal e servir quentes.
Você também pode fazer bolinhos de chuva cozidos em água, basta seguir a mesma receita, mas cozinhando os bolinhos em uma panela com água quente em vez de óleo. Eles ficam ainda mais leves e fofos desta forma.
Vou confessar, na minha primeira tentativa, 75% não ficaram bons. Mas, não desista, a medida que repetimos os processos, vamos aperfeiçoando e tudo fica mais fácil. 😉
Conta nos comentários se você já fez bolinhos de chuva.